Dirofilariose

O que é a Dirofilariose?

A Dirofilariose é uma doença séria e potencialmente fatal provocada por um parasita chamado Dirofilaria immitis. Este parasita habita a artéria e a veia pulmonar, assim como o lado direito do coração dos seus hospedeiros, principalmente os cães e raramente os gatos.

 
 Coração de um cão com dirofilariose

  Como se transmite?

A Dirofilariose é transmitida por mosquitos infectados com larvas do parasita. A taxa de infecção no caso de um mosquito infectado picar um cão é de virtualmente 100%. O parasita para infectar um novo animal está completamente dependente de uma passagem por um período mínimo de 14 dias no interior do mosquito. Assim o período de transmissão da Dirofilariose corresponde ao período de maior existência de mosquitos, ou seja, na Primavera e no Verão.

 

 

adaptado

adaptado "Bayer Portugal"

 

Como impedir a transmissão?

Embora o tratamento desta doença tenha altas taxas de sucesso, a prevenção é muito mais segura e económica. Existe uma grande variedade de produtos que permitem uma protecção de 99,9% desde que correctamente utilizados. O proprietário pode utilizar comprimidos mensais, pipetas antiparasitárias mensais, ou ,mais recentemente, uma injecção anual. A prevenção deverá ser iniciada idealmente em Março/Abril, para que quando a época de transmissão chegue o animal tenha níveis de medicamento circulantes adequados.

Quais são as condições necessárias para iniciar a prevenção?

  • Todos os animais que tenham realizado anteriormente o teste de detecção sanguíneo da dirofilariose e tenham sido NEGATIVOS, desde que não tenham interrompido a prevenção até á data.

  • Todos os cachorros nascidos fora da época de maior risco de transmissão da doença, ou seja, a partir de Outubro de 2008.

  • Os animais que nunca tenham sido testados ou que tenham interrompido o esquema de prevenção devem realizar uma nova análise

Que sintomas pode apresentar o meu cão?

 A dirofilaria por se localizar no coração e nos grandes vasos pode provocar lesões no coração, pulmões, fígado e rins. Embora em casos raros possa ter um início súbito, geralmente o animal afectado passa por uma fase de sintomas quase indetectáveis. A gravidade dos sintomas está relacionada com o número de parasitas existentes no animal assim como pelo tamanho do próprio animal.

 

Sintomas associados á Dirofilariose Canina
Doença Recente Sem sintomas visíveis
Doença Suave Tosse
Doença Moderada Tosse, Intolerância ao exercício, sons pulmonares anormais
Doença Severa

Tosse, Intolerância ao exercício, dificuldade respiratória, sons pulmonares anormais, aumento do tamanho do fígado, desmaios, acumulação de liquido no abdómen, sons cardíacos anormais e Morte.